NOSSA OPINIÃO
Selecione os artigos:
- » NOSSA OPINIÃO
- » FRANQUIA FAZ DE CONTA!
- » 7 PASSOS PARA EXPANDIR SEU NEGÓCIO POR MEIO DE FRANQUIAS
- » ARMADILHAS NO SISTEMA DE FRANQUIA!
- » CONSULTOR DE CAMPO (BASE DE SUSTENTAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS)
- » POR QUE OPTAR POR UMA FRANQUIA!
- » COMITÊ DE EXCELÊNCIA NIVELANDO OS CONHECIMENTOS NA REDE DE FRANQUIA
- » CONSELHO DE FRANQUEADOS
- » FRANQUEADOR - LOBO EM PELE DE CORDERO
- » FRANQUEADOR - AUTORIDADE OU AUTORITÁRIO
- » FRANQUIA - RESERVA FUTURA DE MERCADO
- » FRANQUEADO - SEGUIDOR OU FORMADOR DE OPINIÃO
- » SISTEMA DE FRANQUIA - Consultoria de Campo ou Ingerência!
- » ELISÃO FISCAL NO FRANCHISING
- » ESTELIONATO EM NOME DO FRANCHISING
- » FRANQUIA NÃO SE VENDE
7 PASSOS PARA EXPANDIR SEU NEGÓCIO POR MEIO DE FRANQUIAS
7 PASSOS PARA EXPANDIR SEU NEGÓCIO POR MEIO DE FRANQUIAS
É possível expandir todo e qualquer negócio por meio do Sistema de Franquia Empresarial, porém, nem todo negócio se enquadra a essa estratégia de expansão, ou seja, é necessário avaliar a viabilidade de um negócio para expandir por meio de franquias, partindo do pressuposto de uma operação validada, considerar esses 7 passos:
1º - Avaliar o composto organizacional de uma empresa ou grupo econômico, entender sobre a atividade fim e atividade meio de cada operação e a relação que irá fundamentar sua participação no Sistema de Franquia desejado.
2º - Analisar o modelo tributário e fiscal e avaliar se cabe um modelo mais eficaz para promover a devida elisão fiscal que irá contribuir para uma melhor competitividade e viabilização da operação franqueada.
3º - Fundamentado no modelo tributário e fiscal, promover um estudo econômico/financeiro sistêmico, para avaliar a manutenção ou melhora dos resultados já consolidados, como também proporcionar a franquia projetada, um comportamento operacional ideal, parametrizado também em sua saúde econõmico/financeira, sustentada por um ponto de equilibrio de médio para baixo risco, permitindo uma margem de segurança razoável para o franqueado na gestão de seu negócio, como também um prazo de retorno do seu investimento a uma taxa razoável e factível.
4º - Conceituar o modelo de negócio franqueado, equilibrando o seu composto comercial e mercadológico, fundamentado em uma identidade corporativa favorável à multiplicação e controle nas implantações das franquias, observando estruturas e custos operacionais ajustados a cada praça comercial e/ou região de atuação, evitando induzir franqueados ao erro, onde a operação franqueada é incompatível com a estimativa de demanda para o conceito do modelo de negócio formatado.
5º - Definição do mix de produtos adequado a proposta da marca, se serão exclusivos ou não, analisando se os itens comercializados serão fornecidos exclusivamente por um único fornecedor (própria empresa ou do grupo econômico) ou caberá o credenciamento de outros fornecedores em complemento e sustentação da saúde financeira da franquia.
6º - Confeccionar a documentação técnico/legal, composta pela Circular de Oferta, Pré-Contrato e Contrato de Franquia, Contratos de Fornecimento Credenciado e outros que sejam necessários para integrar o liame das demandas do Sistema de Franquia projetado, além da estruturação dos manuais, considerando os de gestão do franqueador e os operacionais e conceituais da franquia, além das ferramentas necessárias para o monitoramentos dos parâmetros comerciais, mercadológicos, financeiros e outros cabíveis.
7º - Estruturar o Plano de Expansão, considerando a captação ou atração de interessados na franquia, como também os procedimentos de seleção, formalização e implantação das franquias, por meio de um cronograma compatível com a capacidade de atendimento da empresa franqueadora e fornecedores credenciados.