logo Massa Crítica Consultoria logo Massa Crítica Consultoria
logo Franching&Negócios Franchising
&Negócios

FRANQUIA - RESERVA FUTURA DE MERCADO

Um modelo de negócio de sucesso, representado por uma marca forte que dá o nome a um composto comercial e mercadologico equilibrado, consistente e lucrativo, pode ser considerado um poderoso impulsionador para alavancar propostas que igualmente o representem na modalidade de franquia.

Quando se abre uma franquia nessas condições, juntamente com todo o acervo de conhecimento e know-how do franqueador, instala-se também uma reserva de mercado fortalecida pela força do fundo de comércio já construído em sua origem e que se potencializa com o ingresso de cada nova unidade franqueada.

Essa sinergia concentrada, se materializa em fundo de comércio coletivo, garantindo a cada unidade franqueada a sua reserva futura de mercado e predominância nos resultados em relação a concorrência em seu território de atuação.

Condição que pode não ser perene, se o franqueador substituir inovação e vanguarda que lhe proporcionaram conquistas, pela leitura equivocada das mudanças de mercado e o comodismo, permitindo que sua reserva de mercado mude de mãos, enquanto seu negócio envelhece e deteriora, levantando barreiras atrás de si e que poderão impedir seu retorno para sempre.