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CONSULTOR DE CAMPO (BASE DE SUSTENTAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS)

O Consultor de Campo no impulsionamento dos negócios nas redes de franquias, assume uma importância e relevância incontestável, entretanto, a falta de conhecimento dessa atividade pelos próprios franqueadores, contribui para que essa atividade seja desenvolvida em suas redes, devendo muito aos seus franqueados, onde os profissionais que atuam nessa área e que deveriam estabelecer uma relação de confiança, credibilidade e fomentação de sinergia, não correspondem as demandas e expectativas de suas clientelas, tendo em vista a vulnerabilidade de suas dimensões profissionais para o exercício da função.

Os conceitos de estruturação de canais de distribuição através do Sistema de Franquia Empresarial, predominam a estruturação do modelo de negócio a ser franqueado, mix de produtos e/ou serviços, pesquisas de mercado, desenvolvimento e renovações de produtos, marketing, arquitetura, projeções de viabilidade, elementos do ordenamento jurídico para proporcionar segurança legal, modelo tributário e fiscal etc., como se um plano de expansão dos negócios de uma marca, só devesse ser privilegiado no começo, a continuidade e perpetuação fica ao acaso, pois entende-se que cumprir o acima listado, credencia a empresa em lança mão dessa extraordinária estratégica de marketing e garantirá seu sucesso.

Entretanto, concomitantemente a implantação das unidades franqueadas e o desenvolvimento de suas operações, imediatamente também é exigida a ação dos Consultores de Campo, alinhados a um plano de Ações Retentivas, Expansivas e Evolutivas, junto as unidades franqueadas, que são traduzidas da seguinte forma:
I - Ações Retentivas - que visam integrar os franqueados e suas equipes funcionais aos objetivos da marca que representam, através da implementação dos conceitos, políticas e princípios que tem como finalidade fortalecer a integração e sinergia dos participantes da rede, criando uma ponte consistente entre franqueador e franqueados, retaguarda e o "front", estabelecendo credibilidade e principalmente mitigando conflitos inerentes as relações humanas;

II - Ações Expansivas - onde promoverá atividades voltadas ao aprimoramento das comunicações interpessoais com todos os integrantes do sistema, estimulará a reflexão sobre aquilo que é relevante para o desenvolvimento do negócio do ponto de vista estratégico, tático e operacional, fomentando o crescimento nas relações;

III - Ações Evolutivas - que definitivamente são responsáveis em produzir o crescimento e ampliação das oportunidades para o negócio, escalonando patamares mais confortáveis e agregadores para contribuir para sua perpetuação, afastando a acomodação e a perda de fatias de mercado já conquistadas e que ainda estão por vir.

O papel do Consultor de Campo, mais que supervisionar, cobrar, pressionar etc., tem suas relevância quando agrega valores técnicos á sua clientela, onde a visão estratégica se sobrepõem a tática e operação.