logo Massa Crítica Consultoria logo Massa Crítica Consultoria
logo Franching&Negócios Franchising
&Negócios

FRANQUEADO - SEGUIDOR OU FORMADOR DE OPINIÃO

Uma das grandes preocupações dos Franqueadores para selecionar seus Franqueados, além do perfil sócio/econômico são os requisitos gerais e os requisitos pessoais já incorporarados no promissário Franqueado.

Porém, raramente é observado nos traços de personalidade se predomina o seguidor ou é formador de opinião, o que pode evitar ou mitigar eventuais conflitos no futuro.

Quando tratamos de um indivíduo com traço de personalidade totalmente seguidor, provavelmente teremos alguém da mesma forma dependente, já o totalmente formador de opinião é da mesma forma o independente.

Enfim, quem se enquadra melhor no papel de franqueado? Nenhum dos dois. É fundamental o equilíbrio, no entanto, quanto maior a complexidade de gestão é importante a contribuição do formador de opinião, o inverso remete ao perfil mais seguidor - esses dois traços se completamentam e a integração dos franqueados nas redes que participam define a qualidade do clima organizacional tão desejado.

Pense nisso, a estabilidade remete ao sucesso e o sucesso a satisfação das expectativas individuais e coletivas - é desgastante o franqueado que deve ser sempre empurrado e desagradável o franqueado qye se coloca o tempo todo acima do franqueador e do Sistema.