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FRANQUIA NÃO SE VENDE
FRANQUIA NÃO SE VENDE
O equívoco já começa a partir de algumas consultorias ou consultores que anunciam suas habilidades profissionais, como grandes vendedores de franquias, somado a expectativa de alguns empresários que vêm no Franchising uma solução mágica para seus problemas financeiros, comerciais e laborais.
O Franchising com certeza é a mais extraordinária estratégia de Marketing, na mais ampla forma de apresentação e tratamentos, para a expansão de um negócio, qualquer que seja o ramo, de forma profissional, equilibrada, competitiva, ágil, dinâmica, política e definitivamente eficaz, complementando essa receita ainda temos um planejamento tributário e fiscal compatível com cada Sistema implantado, que proporciona inclusive um tratamento devido e legal quanto a questões tributárias.
Para que isso ocorra efetivamente, é fundamental que a empresa candidata a Franqueadora, passe por um processo de reestruturação total, através de uma revisão de seu modelo de gestão em vigor a um modelo de gestão definitivamente voltado ao mercado, onde todos os integrantes de cargos chaves dentro da organização entendam que as oportunidades estão do lado de fora e estejam preparados a interpretar as tendências e particularidades do universo comercial de fazem parte.
Franquear, independente de vender produtos tangíveis e/ou intangíveis é acima de tudo prestar serviços, ou seja, toda a cultura empresarial deve ser voltada a ser prestativa, uma vez que uma rede de franquias para ser bem-sucedida, depende do grau de assessoria que a ela for disponibilizada pelo Franqueador, desde que estruturada e organizada, inclusive com o envolvimento e vontade política de todos os responsáveis pelo Sistema em qualquer nível de decisão.
Considerando as afirmações supracitadas verdadeiras, dependendo do ponto de vista de cada um, fica definitivamente descartado qualquer possibilidade de se vender franquias indiscriminadamente e achar que isso vai dar certo, pois com a necessidade de profissionalização, o peso determinante para que uma parceria entre Franqueador e Franqueado seja coroada de sucesso, exige muito discernimento e entendimento das partes, muito além do que apenas um ter disponibilidade financeira e outro ser prevalecer disso.
Todo cuidado é pouco, portanto que não se iludam os candidatos afoitos a Franquias em relação ao sensacionalismo promocional de alguns Franqueadores, como também não se iludam os Franqueadores em relação à qualidade dos Franqueados que irão captar através dessas artimanhas, se é que isso importa, pois o Franchising é coisa séria e trata-se de uma opção definitiva no planejamento estratégico de uma empresa, capaz de perpetuar um negócio ou enterra-lo definitivamente quando tratado empiricamente.
Mas o problema não está exatamente aí, pois para toda união há um fundo de verdade que os parceiros se merecem, até descobrirem que esse tipo de parceria não vale a pena e só então quando descobrem que podem dar certo através dessa extraordinária estratégia de negócios, basta mudarem seus "scripts" e começarem tudo de novo, preferencialmente de forma correta, aproveitando os erros e percalços de uma má experiência vivenciada.
Pior de tudo isso é que muitos não terão outra oportunidade de experimentar o certo e guardarão para sempre o entendimento de que Franquia não é um bom negócio, pior que isso, divulgarão aos quatro cantos com muita competência, como se fossem experts no assunto.
Massa Crítica
27/09/2008