NOSSA OPINIÃO
Selecione os artigos:
- » NOSSA OPINIÃO
- » FRANQUIA FAZ DE CONTA!
- » 7 PASSOS PARA EXPANDIR SEU NEGÓCIO POR MEIO DE FRANQUIAS
- » ARMADILHAS NO SISTEMA DE FRANQUIA!
- » CONSULTOR DE CAMPO (BASE DE SUSTENTAÇÃO NAS REDES DE FRANQUIAS)
- » POR QUE OPTAR POR UMA FRANQUIA!
- » COMITÊ DE EXCELÊNCIA NIVELANDO OS CONHECIMENTOS NA REDE DE FRANQUIA
- » CONSELHO DE FRANQUEADOS
- » FRANQUEADOR - LOBO EM PELE DE CORDERO
- » FRANQUEADOR - AUTORIDADE OU AUTORITÁRIO
- » FRANQUIA - RESERVA FUTURA DE MERCADO
- » FRANQUEADO - SEGUIDOR OU FORMADOR DE OPINIÃO
- » SISTEMA DE FRANQUIA - Consultoria de Campo ou Ingerência!
- » ELISÃO FISCAL NO FRANCHISING
- » ESTELIONATO EM NOME DO FRANCHISING
- » FRANQUIA NÃO SE VENDE
SISTEMA DE FRANQUIA - Consultoria de Campo ou Ingerência!
O Sistema de Franquia prevê tratamentos legais para mitigar vulnerabilidades para os franqueadores, mesmo havendo a necessidade do equilíbrio entre as partes.
Entretanto, no afã de controlar suas redes, alguns franqueadores adotam um modelo de supervisão agressiva que extrapola as práticas contemporâneas de Consultoria de Campo, confundindo o que deve ser orientativo pelo determinante.
Essa prática acaba trazendo para si responsabilidades que são naturalmente afastadas pelo próprio Sistema de Franquia, por exemplo: dizer ao franqueado quem ele deve contratar ou demitir; determinar ao franqueado sobre a gestão de seu fluxo de caixa, inclusive invadindo essas informações compulsoriamente através de softwares; formalizar metas financeiras de compras e vendas que são irreais a capacidade de demanda instalada no território de atuação da franquia, prometendo vendas da mesma forma irreais.
O que é determinante se relaciona a produtos, uso da marca, marketing para preservar imagem e conceito, protocolos e técnicas específicas, uso de software adequadamente na operação.
O Consultor de Campo na franquia deve agregar valores técnicos e orientativos aos franqueados, separando competentemente o determinante do orientativo!